Como Desenvolver a Inteligência Emocional em 5 Passos

Ser bem sucedido — seja profissionalmente ou na vida pessoal — está diretamente conectado com a capacidade de identificar com maior clareza os seus sentimentos para tomar as melhores decisões. Para adquirir esta característica, é importante entender como desenvolver a inteligência emocional.

O que é inteligência emocional?

Este é um termo muito difundido na psicologia, uma vez que tem como fundamento encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção por meio da identificação de seus sentimentos. Assim, é possível aprender a lidar com cada um deles e encontrar melhores formas de viver de acordo com o que você sente.
Embora a inteligência emocional esteja ligada ao desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, adquirir essas habilidades pode auxiliar em outros campos de sua vida, como o de relacionamentos íntimos, interpessoais, acadêmicos e o profissionais.

Então, como desenvolver a inteligência emocional?

Para entender como desenvolver a inteligência emocional é preciso adquirir as habilidades relacionadas não apenas ao autoconhecimento, mas também à compreensão do mundo a seu redor. Veja só algumas dicas para praticar!

1. Tire um tempo para se conhecer

O ponto de partida sobre como desenvolver a inteligência emocional é você mesmo. Pare um pouco a rotina, e preste  atenção em seus comportamentos e qual o tipo de emoção tem tomado conta da sua vida. Observe como cada um desses sentimentos afetam o seu dia a dia e trabalhe o seu autoconhecimento!
Também é importante, nesse passo, entender quais são os seus limites. É preciso entender até onde pode chegar para conseguir trabalhar com as emoções.
Uma prática perfeita para esta etapa é você fazer um breve relatório de anotações no final do seu dia por um período de pelo menos 30 dias. E nestas anotações você deve descrever os sentimentos que você experimentou durante o dia.

2. Encare o que te incomoda

Se você identificou que determinadas situações causam sentimentos negativos, tente encontrar a raiz do problema e encare-os de frente. 
Isso é importante para que você consiga conhecer as suas dinâmicas  emocionais e aprender a melhor forma de lidar com os sentimentos que atrapalham o fluxo da sua energia na rotina do dia a dia..

3. Faça exercícios mentais e físicos

Uma ótima forma de trabalhar o cérebro é fazendo exercícios. Permita-se ter um momento de meditação e de respirar profundo de vez em quando. Além disso, é importante entender que a mente e o corpo andam de mãos dadas. Assim, faça caminhadas, corridas ou alguma outra atividade física para criar essa sintonia.

4. Trabalhe sua autoconfiança

Como desenvolver habilidades se não acredita que é capaz?  Aprender como desenvolver a inteligência emocional está diretamente relacionada à confiança que tem a si mesmo. Quando tiver que tomar atitudes, não tenha medo de errar, pois, certamente, você sabe mais do que imagina.

5. Tenha empatia

A inteligência emocional não é apenas sobre você, mas, também, em relação ao mundo que te rodeia. Ao se conhecer é preciso entender os outros e ser tolerante e compreensivo com as suas atitudes.
Agora que já sabe como desenvolver a inteligência emocional, está na hora de praticar! Para mais conteúdos como este, continue lendo o blog da Inca Aromas!

Outros posts do blog