Congelar Ervas Aromáticas Pode Afetar na Qualidade?

Muitos se perguntam sobre o processo de congelar ervas aromáticas e a dúvida principal é se a prática faz com que elas percam a essência e até mesmo o sabor original — caso sejam utilizadas para fins alimentícios.
Não existe resposta absoluta, pois tudo dependerá da maneira que fizer o congelamento. Entenda mais neste artigo!

Aprenda a congelar ervas aromáticas

Caso você congele e descongele as ervas muitas vezes, saiba que ela poderá ter sua qualidade comprometida. A mudança de temperatura faz com que as propriedades químicas também sejam alteradas e até mesmo desgastadas.
Por isso, existem algumas boas práticas que podem ajudar no processo. Uma delas é congelar os elementos em pequenas porções, assim utilizará apenas o necessário, sem prejudicar as demais medidas.
Além disso, também há uma dica valiosa para fazer com que suas ervas preservem não só o sabor, como também o aroma. Coloque-as em uma cuba de gelo — para já ter uma separação por pequenas frações — e acrescente uma pequena quantia de azeite. O óleo vai cooperar com a preservação da cor e até mesmo com o aspecto fresco, não é incrível?
Você não precisa deixar sua cuba de gelo preenchida até utilizar as ervas. A dica é, depois de congeladas, colocá-las em pequenos cubos em potes ou outros recipientes de sua preferência. As pequenas medidas apenas vão auxiliar durante a rotina.

Siga o passo a passo!

Congelar ervas aromáticas é muito simples, basta seguir os seguintes passos:

  • lave o coentro, alecrim, orégano, ou outra opção;
  • corte em pequenos pedaços;
  • preencha a cuba de gelo com suas ervas;
  • cubra com azeite, evitando o excesso;
  • leve ao congelador até que os cubos estejam firmes e possam ser retirados;
  • separe em porções em recipientes ou saquinhos ziplock, utilizando a quantidade de cubos necessárias para sua utilização.

Ainda há outra opção, caso não utilize azeite como um dos seus ingredientes para cozinhar. Substitua o óleo por água, para ter as ervas em porções ideais e cobertas por um elemento que não as deixe perder o frescor. Contudo, lembre-se de que o azeite é mais eficaz, já que conta com propriedades naturais que aguçam o sabor.
Gostou das dicas? Confira mais artigos como este em nosso blog que podem tornar seu dia a dia muito mais prático e tranquilo. Veja também o que são produtos naturais e quais são os benefícios para sua vida!

Outros posts do blog