Você Conhece o Significado da Fumaça do Incenso?

O incenso é muito utilizado para atrair calma e plenitude em ambientes, também é um instrumento que ajuda na concentração durante a meditação. Mas você sabia que existem significados para sua fumaça? Entenda o significado da fumaça do incenso neste artigo!

Como saber o significado da fumaça do incenso

Além de estar ligado a espiritualização, a queima do incenso sempre foi associada a comunicação com as forças divinas em diversas culturas. Egípcios, gregos e astecas, queimavam mirra para que a fumaça subisse até o céu e levasse com ela mensagens para os deuses.

Entretanto, uma outra prática antiga revelava o significado da fumaça do incenso de forma diferente, era a chamada Libanomancia, também conhecida como capnomancia ou turifumia. Esta técnica era utilizada pelos xamãs e gurus religiosos para ler as mensagens dos deuses.

Para que este método funcionasse, era preciso compreender e interpretar as formas abstratas da fumaça branca e os padrões de queima.

Os princípios da Libanomancia

Algumas culturas utilizavam a leitura da fumaça para diversas finalidades. Por exemplo, os povos antigos da Malásia, acendiam uma fogueira com sândalo antes das viagens de exploração e caça. Caso a fumaça subisse em linha reta, o local era seguro. Do contrário, seria melhor pegar outro caminho.

Para a leitura dos incensos, o mais recomendado são sândalo e mirra. Porém existem algumas divisões nos métodos empregados:

Leitura simbólica

A leitura simbólica é realizada com meditação e interpretação subjetiva. Acende-se o incenso com intenção de conexão espiritual, realiza-se uma pergunta e através das formas da fumaça, se interpreta uma resposta.

Leitura binária

Faz-se uma pergunta objetiva para o incenso ao acendê-lo, então ao observar as formas obtém-se uma resposta. Assim como na Malásia, a fumaça que sobe em linha reta indica positividade e as trepidações podem apontar problemas futuros. Da mesma maneira, se a direção for para esquerda a resposta é não e para a direita, sim.

Recorrer ao mistério da sincronicidade como um Oráculo que pode ajudar a orientar os melhores caminhos é uma prática são milenar realizada por espiritualistas e religiosos em todas as tradições que existiram e existem no mundo, no ocidente é mais comum que o significado da fumaça do incenso esteja associada somente a limpeza espiritual ou limpeza energética, relaxamento, concentração e aromaterapia. Gostou de aprender mais sobre os incensos ? Confira as opções da loja Inca Aromas!