O Que é Mirra? Conheça essa história

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a história do nascimento de Jesus e sobre os presentes que ele ganhou dos reis magos: ouro, incenso e mirra. Mesmo sendo relembrada ano após ano no natal, algumas informações bastante relevantes não são tão conhecidas. Por exemplo, muitas pessoas ainda não sabem o que é mirra.

Conheça a história, saiba quem foram essas pessoas que visitaram Jesus e entenda o significado dos presentes entregues!

Quem eram os magos?

Na antiguidade, a religiosidade e misticidade já eram valorizadas. Ao contrário do que está presente no imaginário popular, os magos aos quais os registros bíblicos se referem não eram bruxos, mas sim homens sábios. Por isso, eles eram vistos com respeito em meio à população.

Uma curiosidade é que a bíblia não informa quantos reis foram prestigiar o Messias. No entanto, as pessoas imaginam que foram três pela quantidade de presentes.

Ouro, incenso e mirra: as primícias oferecidas a Jesus

Acredita-se que os magos sabiam da profecia descrita no livro de Números — que quando o Messias nascesse, uma estrela surgiria. Segundo os escritos, essa foi a razão que fizeram com que eles seguissem na direção apontada pelos céus até o Menino Jesus.

O que é mirra e os outros presentes

Segundo os livros bíblicos do antigo testamento, surgiria um rei que viria em nome de Deus. Os magos criam que esse era Jesus e, por esse motivo, levaram alguns objetos para honrá-lo. Você acha que existiu um motivo para a escolha de cada item? Entenda mais sobre cada um:

  • ouro — representação do reconhecimento de Jesus como rei. Naquela época os reis costumavam ser presenteados com ouro, o que explica por que os magos escolheram este como um dos elementos ofertados ao Messias;
  • incenso — símbolo da devoção. Desde a antiguidade o incenso era utilizado em rituais religiosos. Inclusive, em Êxodo, um livro da bíblia, Deus orientou Moisés a construir um altar e Arão a queimar incensos diariamente, como uma oferta;
  • mirra — expressão de fé acerca da vitória sobre a morte. A mirra era usada com fins terapêuticos para sanar dores e sangramentos e também estava presente em rituais funerários. Por isso, foi um dos elementos utilizados no ato do sepultamento de Jesus. Como os magos acreditavam que ele era o enviado de Deus para morrer e ressuscitar, como um ato de fé, o presentearam com esse item.

O que achou dessa história? Confira outros conteúdos com curiosidades no blog da Inca Aromas. Acesse a loja virtual e confira quais incensos podem deixar seu dia a dia com o aroma perfeito para seus momentos de conexão espiritual!