qual a diferença entre vegano e vegetariano

Quando a pergunta é “qual a diferença entre vegano e vegetariano?”, há quem pense que o assunto está ligado somente à alimentação. A verdade é que existe um estilo de vida por trás das duas práticas. 00

Se você quer conhecer mais sobre ambas, seja para entender do assunto ou até mesmo para tomar uma decisão, chegou ao lugar certo. Acompanhe!

Afinal, qual a diferença entre vegano e vegetariano?

Em relação à alimentação, o vegetarianismo é um regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Existem tipos diferentes: 

  • ovolactovegetarianismo — conta com ovos, leite e outros laticínios na dieta;
  • lactovegetarianismo — conta com leite e laticínios na dieta;
  • ovovegetarianismo — conta com ovos na dieta;
  • vegetarianismo estrito — a dieta não conta com nenhum item de origem animal.

O veganismo, por sua vez, além de seguir restrições na alimentação, leva outros hábitos a sério para evitar todas as formas de exploração animal. Quem opta pelo estilo de vida vegano não ingere e nem utiliza nenhum produto de origem animal, incluindo roupas, calçados, cosméticos, entre outros itens.

Motivações do veganismo e do vegetarianismo

Muitas podem ser as motivações para mudar tais hábitos, conheça os quatro apresentados pela Sociedade Vegetariana Brasileira:

  • saúde — o consumo de carne está associado à maior possibilidade de doenças crônicas e degenerativas. Fazer o uso de produtos naturais gera mais impactos positivos para a saúde;
  • ética — os animais que se tornam alimentos são “sencientes”, ou seja, sofrem e ficam felizes. A escolha vegetariana e vegana não compactua com a exploração e matança desses seres;
  • sociedade — a pecuária degrada o meio ambiente e também contribui para o desperdício global de alimentos. Afinal, são consumidos de dois a dez quilos de proteína vegetal para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal. Se pensarmos na situação atual, em que muitas pessoas sofrem com fome, estamos “perdendo comida”. Além disso, esse setor  também conta com casos de mão-de-obra escrava;
  • meio ambiente — segundo a ONU, o maior responsável pela erosão dos solos e contaminação de mananciais aquíferos é o setor pecuário. Além disso, também é um dos colaboradores de produção dos gases do efeito estufa. 

Dicas úteis para o dia a dia dos veganos e vegetarianos

Muitos dos vegetarianos têm como suas principais motivações a saúde e a ética. Contudo, esses podem ser os primeiros passos para que a sociedade e o meio ambiente também sejam pontos ainda mais relevantes para eles no futuro.

Os veganos, mais radicais em suas decisões, têm o objetivo de levar uma vida mais equilibrada e em paz com a natureza, preservando fauna e flora. 

Apesar de se diferenciarem em alguns pontos ideológicos, ambos têm pontos similares e precisam se respeitar. 

Independentemente se é vegano ou vegetariano, uma boa dica é tentar não forçar os amigos e outras pessoas próximas a mudarem de ideia. Aos poucos, você pode demonstrar os benefícios das práticas para que possa incentivar outros.

Por se tratarem de hábitos que impactam o estilo de vida, o melhor é que a escolha seja feita de forma pessoal. 

Gostou de saber qual a diferença entre vegano e vegetariano? Continue acompanhando os conteúdos da Inca Aromas!

Comentários

comentários