xo gratitude research facebook.jpg.pagespeed.ic .Tpr3eTXGgR

A prática da gratidão

A prática da gratidão é uma espécie de “metaestratégia” para alcançar um estado que podemos chamar de felicidade. Para muitas pessoas, ser grato significa dar o devido valor às coisas pequenas do dia a dia e ao momento presente. A gratidão é um antídoto contra as emoções negativas.  Uma pesquisa feita na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças – inclusive cerebrais. Um artigo publicado no jornal científico NeuroImage atesta que, depois de poucos meses exercitando sua gratidão por meio da escrita, seu cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato.

Quais os benefícios da prática da gratidão?

Estudos mostram que as pessoas gratas são mais felizes e relatam uma maior frequência de emoções positivas. Elas também tendem a ser mais solidárias e empáticas, mais espiritualizadas e menos materialistas. Além disso, quanto mais uma pessoa se inclina para a gratidão, menor a probabilidade de ficar deprimida. A qualidade do sono também costuma ser melhor, assim como a disposição física. Portanto, a prática da gratidão está diretamente relacionada com a saúde!

Como praticar a gratidão?

A gratidão pode ser expressa através de diversas maneiras, pode ser por escrito, com diário ou cartas, pela contemplação, reflexão, identificação ou de forma direta. O objeto da gratidão podem ser pessoas, realizações, conquistas, experiências e situações de vida. Se você gosta de escrever, pode ter  um diário de gratidão. Escolha um momento do dia em que disponha de alguns minutos para refletir com ponderação. Pense em cinco motivos pelos quais se acha atualmente agradecido, que o façam pensar por que a vida vale a pena. Um modo de fazer isso é se concentrar em tudo que sabe ser verdade. Por exemplo, algo em que você é bom, aquilo de que gosta no lugar em que vive, objetivos que alcançou, suas vantagens e oportunidades. Lembre-se também de quem se preocupa com você, que colaboraram ou se sacrificaram por você ou, de algum modo, estiveram em contato com sua vida. Você também pode usar o diário para registrar de três a cinco momentos que você é grato pela sua rotina, checando no final do dia o que registrou. O modo que irá “contar suas bênçãos” dependerá da sua personalidade, objetivos e necessidades. Em vez de escrever, você pode escolher um tempo estipulado para contemplar cada um dos objetos de gratidão e também para refletir sobre o motivo pelo qual é grato e como sua vida foi enriquecida. Lembre-se: quem valoriza suas experiências positivas vive melhor! Quer saber mais sobre como exercitar a prática da gratidão e ser feliz? Continue acompanhando o blog da Inca Aromas!

Outros posts do blog