O Ano Novo começa no dia primeiro de janeiro, mas essa data só se consolidou na maioria dos países há apenas 500 anos. Dos calendários babilônicos até o calendário gregoriano que usamos hoje, o Réveillon mudou muitas vezes de dia. De qualquer maneira, é fato que costumamos iniciar cada novo ano, ou novo ciclo, com uma resolução.
Afinal, o fim do ano é um excelente momento para meditarmos a respeito do que realizamos, com o desejo de eliminar maus hábitos e construir novas ações, bons pensamentos e atitudes.
Para você, qual resolução tornaria sua vida mais plena?
Assim como Shakti Gawain, nós acreditamos que a coisa mais importante em sua vida deve ser você mesmo. Ela já dizia:
“Muitas vezes as pessoas tentam viver a vida às avessas: eles procuram ter mais coisas ou mais dinheiro, para poderem fazer o que querem de modo que possam ser felizes. A coisa deve funcionar ao contrário: você primeiramente precisa ser quem você realmente é, para então fazer o que precisa ser feito, a fim de ter o que você deseja.”
A partir deste ponto, dedicamos este post a 7 dicas de resoluções para uma vida mais plena em seu Ano Novo. Reflita sobre elas:
1. Formule suas resoluções de Ano Novo a partir de bons hábitos, já existentes e consolidados
Permita-se sentar em um local agradável, acender um
incenso INCA e fechar seus olhos. Reflita sobre seus hábitos hoje, e como eles fazem ser essa pessoa que você é.
Neste momento, você pode aproveitar e agradecer, reconhecendo tudo que há de bom em sua vida. Seja grato por existir. Ponto. A partir daí, conduza sua mente para a criação de pequenos novos hábitos que você gostaria de realizar, e pense neles a partir de bons costumes que você já exerce, que estão estabelecidos em seu cotidiano.
O que você irá fazer é criar pequenos vínculos com o que você já está acostumado a realizar,fortalecendo novos hábitos para que você alcance objetivos maiores. Você irá criar resoluções mais parecidas com você, sem interferências ou desejos exteriores.
2. Aprenda uma coisa nova e estimule sua criatividade
Aprender um novo idioma, aventurar-se na cozinha, descobrir a costura, fazer algum tipo de artesanato, pilotar moto ou tocar um instrumento musical. São inúmeras as possibilidades que você tem de se recriar, pois todos os dias novas oportunidades únicas surgem e se abrem para todos nós!
Busque aquilo que faz o seu coração bater mais forte, aquilo que parece um risco que vale a pena correr! Aprender uma coisa nova é transformador, e um ótima oportunidade para que estimulemos nossa criatividade e saibamos lidar com as dificuldades.
Você pode convidar um amigo que divida com você este objetivo, e juntos, um estimulará o outro durante o processo de aprendizagem.
Acenda um
incenso de Pitanga, pegue uma folha em branco e rabisque o que você gostaria de aprender em 2017. Deixe a folha visível em local que você considere especial, junto a outros objetos que você considere mágicos.
3. Passe mais tempo com a família e com as pessoas que você ama
O cotidiano da vida moderna exige muito de nós e atividades como trabalho, faculdade, cursos, viagens de negócios e muitas outras obrigações que nos consumem todo o tempo livre.
Enquanto reclamamos que não temos espaço para nós mesmos, nossos amigos e familiares reivindicam visitas e telefonemas.
Acomodados em nossa vida ocupada demais, acabamos por acreditar em nossas desculpas, ao invés de nos comprometermos a repensar nossas prioridades e eliminar atividades extras em nossas vidas.
Podemos sim ser mais plenos e realizados sem ter que trabalhar até mais tarde (nem que seja por um dia ou dois dias na semana). Para ver a família e receber os amigos, pode-se programar uma ocasião no mês e torná-la bem especial, oficializando o “dia do encontro”.
Aprecie o momento, ofereça algo para quem você ama. São pequenas as atitudes que podem efetivamente trazer plenitude à sua vida.
4. Seja consciente de sua alimentação e sinta-se bem
Ser mais saudável não significa, necessariamente, perder peso. Algumas vezes essa resolução pode estar no topo das listas de promessas para o Ano Novo, mas é importante ressaltar que o principal objetivo deve ser uma vida mais equilibrada, com o consumo de alimentos saudáveis e de maneira consciente.
É fato que pessoas que buscam a prática de exercícios, sobretudo ao ar livre, encontram ainda mais qualidade de vida. A prática diária de meditação revela que estas pessoas conquistam mais disposição para trabalhar, estudar e realizar outras atividades.
Quem caminha, corre, nada ou transpira o seu corpo de alguma maneira, sente-se bem e feliz com seu físico. Portanto, a plenitude está em você se harmonizar com seu corpo e saber apreciar quem você é!
5. Mantenha a corrente e realizes todo os seus sonhos
Alguns de nós costumam criar metas bem específicas como resoluções de Ano Novo, para que o processo de se chegar ao objetivo se torne mais fácil. Isso é um incentivo e tanto para estimularmos ainda mais nosso potencial interno de realização.
O método de “não quebrar a corrente” consiste em se trabalhar um pouco por dia, todos os dias, para que ao fim você chegue ao seu objetivo final sem qualquer ansiedade. Você pode usar um calendário e marcar um “X” o dia em que trabalhou no seu projeto.
Aqui, pouco importa se você trabalhou muito ou se produziu apenas um pouco naquele dia, pois é fundamental fazer o projeto andar e não quebrar a corrente. Um ótimo exercício para seguirmos nossos sonhos, um passo de cada vez, a cada dia.
6. Ajude outras pessoas e faça o bem a si próprio
O altruísmo é uma atitude nobre e são inúmeras as pessoas que sentem prazer e realização em ajudar ao próximo. E mesmo com a competitividade dos dias atuais, conseguimos resgatar esse gesto dentro de cada um de nós, bastando que estejamos receptivos para isso.
Tal como um músculo que precisa ser usado e exercitado para se fortalecer, nossas atitudes e comportamentos exigem prática e disciplina para que sejam incorporadas em nossas vidas. E, sim, esta pode ser uma resolução muito simples de ser realizada.
Sua vida pode estar alcançar a plenitude com apenas um gesto: quando você decidir que ensinar algo a alguém, quando se tornar um voluntariado, cuidar de idosos, apoiar e até desenvolver projetos sociais numa ONG.
Trace um plano com o tempo que dedicará para a causa escolhida e, ainda que você não se torne voluntário numa instituição, existem inúmeras formas de ajudar alguém, todos os dias!
Acredite, ajude, apoie, e o universo te gratificará em dobro.
7. Mantenha-se positivo para a vida, e deixe fluir o novo!
A positividade é uma prática que evoca profunda realização e contentamento. Quando se é positivo em todos os aspectos da vida: emocionais, familiares, financeiros, profissionais, acadêmicos, espirituais – temos a bênção da plenitude e vivemos em constante sensação de bem-estar.
Encarar positivamente os desafios e adversidades que a vida te apresenta é olhar para eles como simples oportunidades de aprendizado, um olhar para a vida tal como se ela fosse a nossa escola.
Assim, se vivemos experiências difíceis na vida, logo estamos bem fortalecidos e aptos para lidar com situações semelhantes no futuro.
Se neste ano você enfrentou algum problema de difícil solução, provavelmente estará mais preparado para os desafios de 2017.
Pensar positivamente é olhar para o lado bom das coisas, é manter a mente aberta, o olhar são e contemplativo, deixando que a natureza trate de renovar as folhas e que o novo desabroche e floresça.
ResoluAÇÃO
Se decidiu que irá mudar, então mude já. Comece agora mesmo! Inicie o seu Ano Novo
Começa com a mente limpa e uma intenção forte! Viva pleno e viva feliz!