Você sabe qual é o significado do incenso?

O incenso está presente em rituais há muitos anos, e é uma prática que transcende fronteiras e culturas. O incenso, pode ser usado no dia a dia para limpeza do ambiente, defumação, meditação, aromaterapia ou até mesmo como uma ponte entre o terreno e o espiritual, uma vez que, desempenha papéis vitais em rituais religiosos e culturais ao redor do mundo. 

A palavra incenso, tem origem no latim (“incendere” que significa queimar ou “incensum” que significa aquilo que queima). Desde as antigas cerimônias religiosas até as práticas contemporâneas de meditação e purificação, a palavra “incenso” carrega consigo um legado de conexão espiritual e significado profundo.

O incenso surgiu como uma oferta a divindades em cerimônias religiosas antigas, e evoluiu para uma ferramenta diversa, utilizada na busca pela paz interior, purificação de ambientes e promoção de bem-estar emocional. Neste artigo, te explicaremos mais sobre o que é incenso, o que é a queima do incenso e o significado do incenso de cada tipo de aroma.

O que é incenso?

O incenso, é uma mistura de substâncias aromáticas, resinas e óleos essenciais que, quando queimados, emitem uma fumaça perfumada. Utilizado há milênios em diversas culturas, o incenso vai além de uma simples fragrância, sendo um elemento muito utilizado em práticas espirituais, rituais religiosos e meditação. 

Por milênios nossos ancestrais usaram as ervas para criar uma grande estrutura de substâncias “mágicas” que hoje tem seus poderes sendo reconhecidos até pela ciência. Cascas de árvores e madeiras aromatizadas eram jogadas no carvão em brasa para liberar suas essências e poderes. Os povos primitivos estabeleciam contato com o divino através da fumaça oriunda da queima de ervas e madeiras aromáticas que se elevavam até os céus. Um composto de plantas, resinas aromáticas, carvão vegetal, massala, madeiras aromáticas, óleos essenciais e/ou óleos concentrados aromáticos são os protagonistas da composição de um incenso de qualidade, que, ao ser queimado espalha sua fumaça branca carregada da energia peculiar de cada planta, que muitas vezes atuam como uma medicina que vem pelo ar. 

Leia também:
Como Acender Incensos?
Como fazer uma limpeza energética no ambiente?

O que a queima do incenso significa?

A queima do incenso significa a transformação da matéria (carvão e ervas) em espírito (aroma). O elemento fogo é o maior símbolo de transformação que existe e está presente na queima do Incenso. O carvão e as plantas representam a união dos reinos mineral e vegetal, que são transformados pela ação do fogo em fumaça branca aromatizada. 

O significado da fumaça do incenso é o elemento espiritual etéreo ou o plano final espiritual que está no ar, por onde todas as energias, pensamentos e informações espirituais transitam para chegar em seus devidos lugares. O significado do incenso também está relacionado a um símbolo de desapego e purificação nas tradições orientais.

Aroma dos incensos

O aroma do incenso é mais do que uma fragrância boa por si só e cada tipo de incenso carrega consigo uma identidade aromática única, influenciada por seus ingredientes cuidadosamente selecionados. Dos tons amadeirados e terrosos aos florais e cítricos, o aroma do incenso não é apenas uma experiência sensorial, mas também um meio de comunicação simbólica. 

Ao ser queimado, o incenso não só preenche o ar com suas notas distintas, mas também desencadeia respostas emocionais e mentais, induzindo à calma, concentração ou reflexão, dependendo da fragrância.

Significado do aroma do incenso:

Além de descobrir o significado dos incensos com a Inca Aromas, você também pode aprender a origem milenar e entender seus benefícios para o corpo e alma. Basta acessar no e-book onde explicamos todos os benefícios do incenso. Acesse!

Outros posts do blog