7 Benefícios do Cravo que Você Não Sabia

Você conhece os benefícios do cravo? Essa especiaria asiática é muito utilizada no dia a dia, uma vez que as suas propriedades são poderosas e trazem inúmeras vantagens para o corpo e para a mente.
Confira algumas particularidades  do cravo-da-índia que você pode não saber ainda!

Conheça os benefícios do cravo

Na história, o também chamado de cravo-da-índia foi uma das especiarias mais valorizadas do comércio entre asiáticos, árabes e europeus, século atrás. Tradicionalmente, sempre foi muito utilizado para alimentação e fins medicinais, já que apresenta inúmeras qualidades que auxiliam no corpo humano.
Veja alguns dos benefícios do cravo para a sua rotina!

1. Antioxidante

Por conseguir grande capacidade de liberar hidrogênio, o cravo-da-índia possui propriedades antioxidantes, uma ação importante para evitar a oxidação das moléculas do corpo — o que pode gerar a liberação de radicais livres. Liberados em excesso, essa substância acaba sendo prejudicial à saúde.

2. Anti-inflamatório

Um dos maiores benefícios do cravo é a ação anti-inflamatória. Dentre as suas propriedades naturais está o eugenol, responsável por produzir efeitos analgésicos. Por conta disso, o chá é recomendado para quem tem dor de cabeça, cólica, dor de garganta e febre.

3. Antiséptico

Na antiguidade, o cravo era muito utilizado para fazer limpeza de bactérias, principalmente na boca. Até hoje, mascar um pedacinho de cravo é uma prática muito comum para melhorar o mau-hálito e reduzir a dor de dente.

4. Acelera o metabolismo

Outro dos benefícios do cravo-da-índia em sua rotina é garantir o aceleramento do metabolismo. As suas propriedades causam o aumento da produção de saliva e das enzimas que aumentam a digestão. Isso causa a rápida queima de gorduras.

5. Antifungicida

O óleo essencial de cravo é muito utilizado para combater fungos em infecções na pele, uma vez que consegue penetrar no tecido. Porém, por ser muito forte, o ideal é que ele seja diluído em óleos vegetais.

6. Aromaterapia

Os cravos não são usados apenas na alimentação e para fins medicinais, mas também tem benefícios para uso espiritual com aromaterapia. O incenso com esse aroma está associado ao afastamento de energias negativas e à chegada de bons negócios, sucesso financeiro e fortalecimento contra o mau-olhado.

7. Ação contra mosquitos

O seu forte aroma também auxilia a afastar mosquitos, pernilongos e insetos presentes no ambiente. Assim, funciona como um repelente natural.
Agora que você conhece  os benefícios do cravo, leia mais artigos aqui no blog da Inca Aromas!

Outros posts do blog