Como Acender Incensos

Acender incenso é uma arte ancestral que vai além do simples ato de queimar uma vareta perfumada. É um ritual que, quando realizado com atenção e respeito, pode transformar completamente a experiência. 

Este artigo explora de forma prática e acessível como acender incenso de maneira eficaz, garantindo uma queima uniforme e potencializando os benefícios aromáticos. Desde a escolha da localização adequada até técnicas para garantir que a fumaça perfumada se espalhe de maneira harmoniosa, desvendaremos passo a passo o processo de acendimento. 

Seja para criar um ambiente tranquilo para a meditação, purificar o lar ou participar de práticas espirituais, dominar a arte de acender incenso proporciona não apenas uma fragrância envolvente, mas também uma conexão significativa com uma tradição milenar. Prepare-se para aprender as técnicas essenciais que amplificarão sua experiência com o incenso, tornando cada momento uma jornada sensorial única.


Como acender incenso?

O processo de acender o incenso varia de acordo com cada tradição e cada uma delas possui seus próprios rituais e formas de usar corretamente um incenso. O primeiro item para se ter em mente é não se apegue a nenhuma regra. 

Antes de falar um pouco a respeito de como queimar incensos, vale dizer que não existe regra para usar incenso corretamente. Nenhuma forma ritualística ou tradição que nos ensinam os preceitos para a utilização ritualística de um incenso, invalida, diminui o valor ou elimina o poder de um simples ato espontâneo de colocar fogo em uma vareta de um incenso aromático, mesmo que a única intenção deste ato seja a de espalhar um aroma agradável ao ambiente ou mesmo afastar ou encobrir algum aroma desagradável.

Leia também:
O Significado do Incenso
Melhores Incensos Para Atrair Boas Energias Para Sua Casa

Tendo isso em mente, separamos algumas dicas, ideias e sugestões para você aprender não só a acender incensos mas também a aproveitar o máximo desse ritual sagrado:

Antes de acender o incenso:

  1. Um ponto comum entre todas as tradições espirituais e religiões que fazem o uso do incenso de forma ritualística é que o ato de acender um incenso é uma ação de amor devocional, que deve ser feita em silêncio, com a mente concentrada, em paz ou em oração.

  2. As tradições dizem que o estado de espírito da pessoa ou sacerdote que dirige o ato de acender o incenso também exerce grande influência na qualidade da energia que irá se espalhar pelo ambiente.

  3. Escolher um incenso que tenha um aroma com propriedades que estejam alinhadas às intenções do ato ritualístico é a primeira ação que compõe este ritual. Também deve se levar em consideração, além das propriedades do aroma, que você se sinta bem e confortável com o aroma escolhido, caso contrário sempre é possível encontrar um aroma que possa ancorar as mesmas propriedades e que esteja mais afinado com o gosto pessoal de quem dirige o ritual.

Aproveite para conhecer os aromas dos nossos Incensos In Natura

Para acender o incenso:

  1. Para acender o incenso deve-se colocar fogo em chama na ponta da vareta até que a chama se estabeleça, devendo permanecer acesa até que a ponta do incenso fique em brasa incandescente. 

Os ritos de origem Pagã, Celta e dos antigos habitantes do continente Europeu nos ensinaram que não se deve apagar a chama de um incenso assoprando. Para apagar a chama do incenso deve-se girar o incenso no ar (sentido anti-horário se estiver no hemisfério sul do planeta ou sentido horário se estiver no hemisfério norte do planeta) para que a chama se apague de forma natural em contato com o ar. 

Evite ao máximo a interferência humana no processo da ligação do Incenso aceso com os planos etéreos e espirituais. A saliva humana seria uma interferência inaceitável nestas tradições citadas. Também por este motivo, mais recentemente, as pessoas passaram a dizer que não se deve acender incensos com isqueiros e somente com fósforos. Em alguns rituais espirituais de maior seriedade ou mesmo austeridade, o fogo deve ser originado da forma mais tradicional e antiga possível, através do atrito de pedras e/ou gravetos ou então ser transferido de um fogo original ritualístico que esteja sendo mantido aceso há muito tempo. Já alguns povos ligados às tradições xamânicas utilizam do sopro humano para apagar a chama e para direcionar a fumaça do Incenso para locais específicos que necessitam de uma limpeza energética mais intensa.

  1. Concentre-se ao acender um incenso, fique em silêncio com a mente leve e sem pensamentos, ou profira sempre a mesma oração para acender um incenso, ou entoe um mantra, mesmo que seja apenas em pensamento. Ritualize o seu ato de acender um incenso, fazendo sempre de uma forma semelhante, desta forma você irá ancorar as energias que deseja com mais facilidade no momento em que acender um Incenso. Podemos encontrar referência a estes tipos de orientações na maioria das tradições religiosas que usam o Incensos como elementos atuantes de seus rituais.

Tradições e suas crenças:

  1. Em todas as tradições, inclusive na igreja Católica, os Incensos são utilizados para preparar o ambiente para o ritual. O Incenso tem a finalidade de espantar os maus espíritos. Na tradição cristã passa o Incenso no altar e nas oferendas para afastar as “ações diabólicas” e para tornar as oferendas dignas de serem usadas no Ministério da Eucaristia. No Hinduísmo e no Budismo o Incenso deve ser aceso antes do início de qualquer ato ritualístico, meditação, estudos ou práticas.

Leia também: Incenso na Bíblia — Você Conhece o Significado?

  1. Algumas tradições orientais dizem que se você acender um incenso todos os dias no mesmo horário e local cria-se uma egrégora energética muito benéfica ao ambiente o tornando sagrado e refinando ainda mais a energia do local a cada dia.

  2. Também encontram-se registros em escrituras do oriente que indicam que os melhores horários para acender o incenso são no nascer do sol, no pôr do sol, ao meio dia e a meia noite. Nestes horários as propriedades espirituais dos Incensos são potencializadas. São horários com força mística e esotérica porque estão diretamente ligados às principais ações do sol durante um dia.

  3. Alguns ritos de origem africana utilizam o Incenso aceso sempre ao lado de um copo de água para que a água canalize toda a purificação das energias liberadas pela fumaça do Incenso.

Poderíamos continuar oferecendo diversas nuances e possibilidades simbólicas e com significados quase infinitos para a composição de um ritual de como queimar um incenso corretamente. Como por exemplo, a orientação de se queimar o incenso sempre na posição vertical com a brasa na direção do sol ao pino do meio dia, simbolizando a orientação da subida ao plano espiritual, para que a fumaça carregue as nossa preces, orações e meditações ao lugar certo e na direção certa, ao lugar mais alto.

Se você não está diretamente ligado a alguma tradição espiritual ou religiosa que tenha suas orientações claras e específicas na utilização do Incenso, mas tem vontade de acender um Incenso em sua casa, em seu momento de oração, meditação ou limpeza espiritual e energética de algum ambiente ou pessoa, faça com tranquilidade, componha o seu ritual de forma que tenha significado para você. Escolha os elementos que simbolizam aquilo que esteja alinhado com as suas intenções, procure estar bem intencionado e com o coração pleno de paz e amor e sem dúvida você será abençoado com a potencialização das energias que deseja alcançar. 

Além de qualquer dogma ou regra ritualística, todo ato feito em silêncio e com Amor no coração é uma oração e tem o poder de atrair as coisas boas que deseja para a sua vida.

Queime um Incenso Inca de forma ritualística ou simplesmente com alegria e leveza para aproveitar as energias das plantas que compõem estes incríveis incensos naturais, artesanais e terapêuticos. Feche os olhos e sinta as boas energias que os Incensos Inca estão espalhando pelos ares de todo este mundo.

Conheça os Incensos fabricados no Brasil que estão conquistando o mundo:

Agora que você já sabe como acender um incenso corretamente, venha descobrir no nosso e-book a origem do incenso e seus benefícios para o corpo e a alma. Além disso, também temos um material muito especial onde você irá descobrir qual o tipo de meditação indicada para você. Acesse e confira!

Outros posts do blog