Ioga ou Yoga — Qual é a Forma Correta?

Ioga ou yoga? Essa é a dúvida de muitos praticantes e não praticantes que não sabem qual é a grafia correta. Pensando em solucionar essa questão, vamos explicar o porquê de existirem os dois termos, quais as diferenças básicas entre eles e se existe um mais correto do que o outro. Ficou curioso? Confira!

Ioga ou yoga? Como se escreve e se fala?

É comum encontrarmos por aí a palavra “yoga”, com “y” mesmo. No entanto, também é possível encontrar “ioga” — mais timidamente, mas, ainda assim, usual. Não se preocupe se você não sabe qual dois dois usar, pois vamos acabar com esse mistério.

Do sânscrito ao português

Yoga significa “unir” e é uma palavra sânscrita, ou seja, originária de uma língua da Índia. Assim como muitas palavras estrangeiras que são utilizadas em nosso cotidiano com frequência, essa passou a fazer parte do vocabulário. Porém, quando se tornou oficial, ganhou sua versão na língua portuguesa e foi escrita com “i”.
A diferença não se restringe à grafia. “Yoga” fala-se com o “ô” mais fechado e “ioga” com o “ó” mais aberto. E agora, qual você prefere: ioga ou yoga?
Sabendo destas distinções, existe ainda uma dúvida sobre ambas: há uma forma completamente certa para falar e escrever essas palavras?

Leveza é fundamental em todas as questões, até mesmo nas mais simples

Ioga ou Yoga — Qual é a Forma Correta?
Não existe uma forma mais certa do que a outra. Ambas podem ser utilizadas. Uma de acordo com a origem da palavra, outra com a grafia adaptada para a língua nacional. Opte pela que mais agrada você. Falar e escrever de uma maneira não tão usual não separa bons e maus praticantes.
Leve em consideração o significado “unir”, “integrar”, “juntar”. A ideia é que todos que fazem parte da família yoga não problematizem o termo e nem se afastem uns dos outros. Que seja leve conhecer a história, os movimentos e pessoas que também estão engajadas na missão de fortalecer o corpo e a mente.
Cada língua tem as suas características e isso as tornam mais especiais e únicas. É fundamental valorizar esses detalhes que, por mais mínimos que sejam, são belos e mostram como a pluralidade pode enriquecer uma prática.

Os benefícios são os mesmos para todos

Se você já pesquisou sobre o que é yoga, deve ter tomado conhecimento sobre seus benefícios. Caso ainda não saiba, vamos compartilhar alguns deles com você. Veja:

  • diminuição do estresse;
  • relaxamento do corpo;
  • aumento da concentração;
  • bem-estar;
  • além de muitos outros que podem ser adquiridos tanto em curto prazo, quanto em médio e longo.

Ioga ou Yoga — Qual é a Forma Correta?
Esse tipo de prática vai muito além de uma atividade física, mas remete a um estilo de vida muito mais equilibrado e focado em viver em paz com todos e em contato com a vida — a própria, a natureza e as pessoas à nossa volta.
Você pode começar a praticar yoga em casa de maneira segura e relaxar. O que acha?
Qual a sua forma preferida de falar: ioga ou yoga? Assim como este artigo, você pode acompanhar o blog da Inca Aromas e ficar por dentro de outros conteúdos ricos em curiosidades e informações valiosas sobre uma vida mais equilibrada. Acesse também a nossa loja virtual e encontre ótimos incensos para aromatizar seu lar e seus momentos de maior conexão!
Aproveite e saiba também o que é Hatha Yoga e veja como praticar!

Outros posts do blog